Consulta a 2 via Cagepa e imprimir

♠ Posted by Joamot30 in at 22:16

A Cagepa ( Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) foi formada a partir de uma séries de acontecimentos ocorridos ao longo dos anos, farei um resumo de como tudo aconteceu. 

Primeiro é bom lembrar que o abastecimento de água no estado da Paraíba vem desde do tempo da colonização portuguesa, claro que era tudo mais simples e não atendia o estado em sua totalidade, mas apenas algumas partes de sua capital. 

Há registros históricos que o primeiro grande manancial foi a fonte situada no sítio do Padre João Vaz Salem, no lugar hoje encontramos o Mosteiro de São Bento. O povo daquele tempo conhecia a tal fonte como "Bica dos Milagres". Durante o governo presidente Frederico Carneiro da Cunha, no sítio foi construido um chafariz exatamente no ano de 1599. 

Muitos outros mananciais importantes foram criados ao longo dos anos como a ica do Tambiá, Cacimba do Povo, Bica de Maria Feia, Cacimba de Dr. Cícero e Cacimba de Maroca Estrela.  É de conhecimento geral que a data de inauguração do abastecimento de água da capital paraibana aconteceu em  21 de abril de 1912, nesse tempo quem governava era o  João Lopes Machado.

Os anos passaram e os habitantes precisavam de um sistema de esgotamento sanitário, então em  26 de junho de 1922, foi feito pela primeira vez um empréstimo com a finalidade da construção da rede de esgoto da cidade de João Pessoa. Quando o investimento chega, as coisas acontecem, e claro na Paraíba não foi diferente, com o dinheiro varias comissões foram criadas com objetivo de trabalhar para a melhoria do abastecimento de água em todas as cidades do estado. A Paraíba, então começa a se desenvolver mais rapidamente, no fim do segundo semestre  do ano de 1955, uma empresa foi criada a Sanesa, já 10 anos após a criação da mesma, isto em 30 de Dezembro de 1966 foram construidas as empresas Sanecap e a Cagepa, as duas tinham um papel fundamental para expansão dos serviços de abastecimento de água e rede de esgoto em todo o estado. As três empresas já citadas neste resumo histórico da Cagepa funcionaram em paralelo até o ano de 1972, depois disso aconteceu o esperado, a unificação de todas em uma única empresa que seria a  responsável,  e teria a importante missão se seguir com todos os projetos e também com  o atendimento a população em geral do grande estado da Paraíba, a Cagepa.

Depois de um breve resumo histórico sobre a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, vamos finalmente aprender tudo sobre como consulta a 2 via Cagepa e imprimir

Primeiramente você deverá clicar aqui para acessar a página da Agência Virtual Cagepa, lá você achará o local exato onde conseguir a sua 2 via Cagepa, além de poder realizar outros procedimentos importantes relacionados com a sua conta de água Cagepa

Observe abaixo a imagem onde você deverá clicar depois de ter acessado a página especifica onde retirar a sua 2 via da fatura Cagepa.  

Página para consultar 2 via Cagepa

Depois de ter clicado no local em destaque como mostra a imagem , você deverá preencher com os dados solicitados, seu CNPJ caso você seja pessoa jurídica ou CPF, o famoso Cadastro de Pessoa Física. Além disso você deverá informar o seu número de matrícula, já este número você pode localizar em sua conta de água Cagepa, apois isso só clicar em "Acessar". 

Na outra página serão exibidos todos os detalhes de sua conta de água Cagepa. Então você deverá selecionar o mês que quer retirar sua 2 via Cagepa e imprimir. Para uma melhor impressão de sua 2 via de conta de água  Cagepa é sempre bom possuir uma impressora com drives atualizados, tinta com nível médio e papel A4. Após a impressão de sua conta de água Cagepa, o cliente deverá atentar para a qualidade do código de barras imprimido, pois caso ele saia rasurado talvez não seja aceito na hora do pagamento de sua 2 via da fatura Cagepa.  

Lembrando que todos os clientes só terão acesso aos débitos e segunda via de conta Cagepa caso realmente informem seus dados corretamente.  Por isso é bom manter a atenção na hora do preenchimento dos dados solicitados, caso não esteja conseguindo acessar pode ser devido a problemas no servidor do site da Cagepa

Se isso acontecer,  o melhor a fazer e aguardar até o retorno do sistema que as vezes pode está em manutenção. Outro problema bastante comum que pode ocorrer,  é que sua conexão esteja com uma velocidade lenta, neste caso é recomendado que você procure o técnico responsável pela sua rede e lhe informe sobre seu problema. Fique sabendo também que o excesso de vírus e malwares que são pragas virtuais podem atrapalhar a sua navegação na web e consequentemente a sua consulta a 2 via Cagepa e imprimir

Que tal agora aprender sobre os todos os canais de atendimento ao consumidor Cagepa? Sobre a Agência Virtual Cagepa você leu aqui no blog, lá é o lugar onde todos os clientes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba podem além de consulta a 2 via Cagepa e imprimir, acessar a vários outros serviços online disponibilizados pela empresa para facilitar a vida corrida da população. Dentre os serviços estão: 

Histórico de consumo e leituras;
Histórico de solicitações de serviços;
Solicitações de serviços, denuncias de roubo de água e reclamações sobre vazamentos;
Conheça sua conta: Todos os detalhes sobre a conta de água Cagepa;
Formulário de contato;
Declaração Anual de quitação de débito;
Histórico de pagamentos;
Local para alterar a data de vencimento da fatura Cagepa

 A Cagepa conta com um serviço de teleatendimento com número exclusivo para ser usado pelos clientes nos casos onde o serviço não necessita de apresentação de documentos ou assinatura dos mesmos. Ao ligar gratuitamente para o número 115 que funciona 24 horas, os clientes poderão solicitar a religação de água, pedir a 2 via Cagepa ou revisão da fatura da conta Cagepa, detalhes sobre o consumo diário, saber sobre outros importantes assuntos como o que deve ser feito com relação aos vazamentos e desobstruções de esgotos. Também é possível fazer sua denuncia anônima sobre o roubo de água que é uma pratica bastante comum e  pode prejudicar e muito toda a rede de distribuição de água da Cagepa.

Os clientes que precisarem de realizar algum procedimento que seja necessário a apresentação de documentos ou assinaturas deverão se dirigir a uma das agências de atendimento presencial da Cagepa. O funcionamento delas sempre acontece em horário comercial, o endereço e outras informações deverão ser acessadas clicando aqui

Quando você precisar denunciar a falta ou irregularidade no atendimento tanto prestado pelos funcionários que trabalham na instalação e manutenção da rede de água ou daqueles que atendem via telefone e agências de atendimento presencial você deverá acessar a Ouvidoria Cagepa, lá existe um formulário onde os clientes poderão estar fazendo as suas manifestações sobre o mal atendimento. O  processo é sigiloso, pois a equipe que compõe a ouvidoria não tem relação com as outras funções já citadas aqui. Para sua manifestação ser resolvida o mais breve possível, recomenda-se que você preencha corretamente com seus dados os formulário de contato que pode ser acessado clicando aqui.