Consulta a 2 via Embasa e imprimir

♠ Posted by Joamot30 in at 13:30

A Embasa ( Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A ) foi criada depois de uma lei estadual aprovada no mês de Maio no ano de 1971. O processo de criação da empresa nasceu depois do país inteiro entrar em uma fase de desenvolvimento e crescimento acelerado e por isso sistemas de abastecimento e tratamento de esgoto eram necessários para o plano de expansão nacional.
Sede da Embasa
Sede da Embasa - Fonte: A Tarde
 
Naquele tempo antes da criação da Embasa, o estado contava com poucas casas abastecidas, nem 30% das residências tinham esgotamento sanitário. Essa falta de serviços básicos nas localidades eram causados pela falta de dinheiro especificamente para o desenvolvimento e planejamento de um sistema próprio e que poderia trazer uma melhor qualidade de vida a população em geral. Também a famosa burocracia brasileira impedia os avanços do setor no estado, mas isso tudo foi resolvido apenas aprovando a Lei Estadual número 2.929. 

No tempo de criação, a empresa só tinha como objetivos fazer projetos, construir, ampliar e reformar todo o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário do estado. No mesmo período a Comae ( Companhia Metropolitana de Água e Esgoto ) e a Coseb ( Saneamento do Estado da Bahia ), eram responsáveis pela operação do sistema de abastecimento em Salvador  e em várias cidades do interior do Estado da Bahia. No ano de 1975 as duas empresas aqui citadas deixaram de existir e seus serviços passaram a ser de responsabilidade da Embasa.  

Com o passar dos anos a empresa foi desenvolvendo-se para melhor atender a população. Em dez anos exatamente entre os anos de 1976 e 1986 várias estações de tratamento de água foram ampliadas e também foi instalado o sistema bastaste conhecido, o Santa Helena.  

Na década de 80, a capital da Bahia teve um reforço importante no abastecimento de água depois da construção de uma barragem de Pedra do Cavalo, já no final da década, a Embasa construiu uma ETA ( Estação de tratamento de água) em Cadeias.  

No fim da década de 90, foi reconstruida pelo governo da Bahia a Barragem Santa Helena para conseguir segurar a vazão de 10 metros cúbicos por segundo do rio Jacuípe. 

Em 2000 finalmente a empresa adotou os processos de gestão de qualidade, no ano de 2006 obteve bons resultados institucionais e reconhecimento internacional, isso concorrendo com outras 50 empresas de vários setores. Pelo feito, a Embasa recebeu na capital federal do Brasil,  a faixa ouro do Prêmio Nacional da Gestão Pública, a mesma foi dada pelo então vice-presidente da República, José Alencar. 

Nos dias atuais a Embasa atende mais de milhões de habitantes com qualidade e respeito ao meio ambiente, além disso a empresa conseguiu o certificado ISO 9001:2000 por causa de seus  avançados equipamentos de análise da qualidade da água.   

Depois de um breve resumo sobre a História da Embasa, agora você ficará sabendo como consulta a 2 via Embasa e imprimir, além disso falarei sobre os canais de comunicação com a empresa para facilitar a sua vida. 

Primeiramente você deverá clicar aqui para acessar o site da Embasa, lá você verá uma imagem como a mostrada abaixo: 

2 via Embasa
 Como você poder ver que existem dois campos distintos os mesmos deverão ser preenchidos para você ter acesso total a sua 2 via Embasa, no campo matrícula deverá ser colocado o seu número de cadastro, o tal número pode ser encontrado facilmente em sua conta de água Embasa. No outro campo a serie de números e letras deverá ser digitado corretamente, esta etapa serve para que pessoas mal intencionadas não prejudiquem o acesso do site de tirar segunda via Embasa. Depois dos preenchimentos você deverá em clicar em "Enviar" para consulta a 2 via Embasa e imprimir.

Na próxima página você localizará facilmente a sua 2 via Embasa. Lembro que para uma boa impressão de sua conta de água Embasa, os níveis dos cartuchos de tinta de sua impressora deverão está normais, além dos drives de sua impressora atualizados e ela devidamente ligada na tomada, o cabo USB deverá está conectado corretamente tanto na impressora quanto no computador ou notebook utilizado. 

Depois de imprimir a sua 2 via de conta de água Embasa, sugiro que você olhe para o código de barras se foi imprimido corretamente, qualquer falha na sua 2 via Embasa não será aceita na hora do pagamento, causando um certo transtorno, pois você deverá voltar até onde você imprimiu e refazer todo o processo novamente. 

Evite a perda de tempo, principalmente hoje em dia. Prestando bastante atenção aos detalhes já descritos aqui você ficará em dia com a Embasa e sobrará tempo para outras atividades importantes da sua vida.

A empresa pensando na comodidade de seus milhões de clientes, criou uma página especifica em seu site com vários serviços online, além do acesso a sua 2 via de conta Embasa já citada aqui no blog. Para conferir todos os serviços online oferecidos pela Embasa clique aqui

Para quem tem assuntos a tratar e preferirem se dirigir até uma agência de atendimento presencial da Embasa , deverão clicar aqui para acessar uma lista completa de todos os postos de atendimento espalhados pelo estado da Bahia, os mesmos funcionam sempre no horário comercial de Segunda a Sexta-feira. 

Dicas de como entrar em contato com a Embasa por telefone ou Internet:   

1 - Para entrar em contato via formulário você deverá clicar aqui e preencher com todos os seus dados e escrever qual é a sua dúvida, sugestão ou reclamação e enviar. Logo um dos colaboradores da empresa entrará em contato com você com uma solução para seu problema; 

2 - Para solicitações de serviços, sugestões, denuncias ou reclamações ligue grátis para o número  0800 0555 195, o atendimento é 24 horas , 7 dias por semana. 

Ouvidoria Embasa

Não existe uma ouvidoria própria da empresa, mas uma ouvidoria geral do Governo do Estado da Bahia, a mesma pode ser utilizada por qualquer cidadão que não esteja satisfeito com os serviços prestados pela Embasa ou qualquer empresa que ofereça serviços públicos. Para acessar a ouvidoria  você deverá clicar aqui e digitar o código de segurança que lhe será exibido na próxima página. Depois é só fazer a sua manifestação e esperar o contato da ouvidoria com uma solução de seu problema.